Este caderno de atividades será utilizado como material de apoio as aulas práticas de Anatomia Humana Básica dos cursos da área da saúde. Utilize sem dó nem piedade, rabisque o quanto quiser e aprenda o máximo que conseguir. Bons Estudos!
Este material didático foi elaborado com a autorização do HistologyGuide.org (www.histologyguide.com de T. Clark Brelje; Robert L. Sorenson) e tem por objetivo facilitar o ensino-aprendizagem de alunos da área de saúde nas aulas práticas das disciplinas de ciências morfofisiológicas e histologia humana.
Os capítulos estão divididos em diversas práticas voltadas aos estudos de diferentes tecidos ou sistemas orgânicos. Nas práticas os alunos encontram diversas questões norteadoras que irão direcionar seus estudos dentro do contexto da biologia tecidual. Além disso, a elaboração de um roteiro de estudo facilita a aplicação de metodologias ativas de aprendizagem, tornando o aluno protagonista de sua aprendizagem à medida em que o professor se torna um tutor, responsável por nortear a aprendizagem dos alunos, aplicando a realidade profissional e a prática clínica.
Ademais, ao final de cada prática há uma seção de casos clínicos relacionados ao tecido ou ao sistema orgânico estudado, a fim de aplicar todos os conhecimentos técnicoacadêmicos adquiridos ao longo da aula à prática profissional/clínica bem como a vida real do aluno. Com isso, acredita-se estimular o raciocínio crítico e reflexivo do estudante, preparando-o para o mercado de trabalho.
A obra intitulada “Ciências da saúde: conceitos e perspectivas 4”, publicada pela Brazilian Journals, apresentam um conjunto de dezesseis capítulos que visam abordar importantes assuntos ligados nas seguintes áreas de conhecimento da saúde como: Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia.
Arte e humanização da saúde: relato de experiência do projeto alegria; hemograma pré-cirúrgico: visão dos dentistas e pacientes hemograma pré-cirúrgico; relato de caso: mordedura humana com necessidade de reparação cirúrgica não usual; doença diverticular no estado de Goiás: casos de internação, gastos e óbitos relacionados; escleroterapia com espuma para tratamento de varicosidades de membros inferiores entre outros.
Dessa forma, agradecemos aos autores por todo esforço e dedicação que contribuíram para a construção dessa obra, e esperamos que este livro possa colaborar para a discussão e entendimento de temas relevantes para a área da saúde, orientando docentes, estudantes, gestores e pesquisadores à reflexão sobre os assuntos aqui abordados.
Este livro foi idealizado pela faculdade Estácio a fim de compor um dos diversos recursos de aprendizagem para os alunos da área das ciências biológicas e da saúde de todo o país. Foi construído com base no plano de ensino e na ementa da disciplina de Fundamentos de Biologia, existente no projeto pedagógico dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Biologia, Farmácia e outros.
Esta obra abordará temas referentes à Biologia Celular e à Genética de forma integrada, visto que não é possível estudar a célula sem mencionar o funcionamen- to do material genético contido em seu núcleo, tampouco é possível ignorar que os cromossomos e os genes transcritos a partir destes constituem códigos que serão responsáveis pela forma e pela função da célula. A interdisciplinaridade é recurso indispensável a ser trabalhado com o aluno dos tempos atuais.
Este livro está protegido por direitos autorais, é de uso exclusivo aos alunos da Estácio.
Este livro nasceu com a proposta de complementar o curso online de “Morfofisiologia Humana Baseado em Casos Clínicos: Módulo 1 – Sistema Nervoso” (informações sobre o curso disponível no site: www.profavanessanovaes.com.br). Este livro contém casos clínicos relacionados à anatomia, histologia, biologia celular e fisiologia do sistema nervoso humano.
A ideia de estudar o sistema nervoso humano por meio de casos clínicos vem do fato de que todos os conhecimentos da anatomia, da biologia celular, da histologia e da fisiologia se dão de maneira integrada, sendo, portanto, elementos indissociáveis dos sistemas orgânicos e devem ser compreendidos de tal maneira.
Ao estudar o sistema nervoso, os alunos sentem muita dificuldade em pôr em prática tais conhecimentos dentro de um contexto real/clínico, principalmente devido esta tendência dissociativa das ciências básicas que não facilitam o desenvolvimento do raciocínio crítico e reflexivo que todos os alunos da área da saúde devem desenvolver já nos primeiros anos de faculdade.
Este livro (e o curso online) visa ajudar o aluno a compreender todas as ciências básicas do sistema nervoso dentro de um contexto real, clínico e integrado facilitando a aplicação dos conhecimentos básicos adquiridos à neurologia clínica e a prática profissional. O estudo do sistema nervoso baseado em casos clínicos é a melhor forma de entender o ser humano (ou paciente, ou clientes, como queiram chamar) como um ser único e complexo que necessita de uma visão holística que extrapole, inclusive, o próprio sistema nervoso.
Aulas interativas, dinâmicas e aplicadas a casos clínicos reais. Se prepare para rotinas hospitalares de maneira prática!
Copyright © Profª Vanessa Novaes